Embora muita gente use os termos como sinônimos, há uma diferença entre marcas de expressão e rugas. Elas têm origens, características e até mesmo formas diferentes de tratar. Saber diferenciar marcas de expressão e rugas é o primeiro passo para adotar os cuidados corretos com a sua pele.
O que são marcas de expressão?
As marcas de expressão são aqueles vincos (ou “linhas”) que aparecem na nossa pele causados pela movimentação repetida dos nossos músculos faciais. Um sorriso, uma franzida de testa, um choro ou qualquer outra expressão facial é um ato de contrair nossos músculos, e a nossa pele acompanha esses movimentos. Com o passar do tempo, essas contrações muito repetidas acabam deixando marcas na superfície da nossa pele.
Segundo a American Academy of Dermatology Association (AAD), as expressões faciais repetitivas ao longo do tempo podem levar à formação de linhas permanentes na pele, as chamadas marcas ou linhas de expressão.
Quais são as principais características das marcas de expressão?
- Geralmente, aparecem em áreas de maior movimentação muscular, como ao redor dos olhos por exemplo (os infames “pés de galinha”), ou na testa ou ao redor da boca.
- São mais evidentes quando fazemos algumas expressões faciais específicas.
- Costumam aparecer em peles mais jovens, principalmente nas pessoas que têm expressões faciais marcantes.
As marcas de expressão podem ser minimizadas com cuidados preventivos específicos, como a hidratação adequada, o uso de protetor solar e até mesmo através de técnicas de relaxamento facial. Existem procedimentos estéticos que podem preencher as marcas mais profundas ou imobilizar o músculo para atenuar as expressões, além é claro, da reposição de colágeno que ajuda na firmeza da pele.
Certo, e as rugas? O que são?
Por outro lado, as rugas são dobras permanentes na nossa pele, que ocorrem graças à perda, ao longo dos anos, do colágeno, da elastina e do ácido hialurônico, assim como da hidratação cutânea. Não estão diretamente ligadas à movimentação muscular, mas ao envelhecimento intrínseco e aos fatores externos que podem afetar a saúde da nossa pele, como o excesso de exposição solar, o tabagismo e o estresse oxidativo.
Geralmente, aparecem a partir dos 40 anos, mas podem surgir antes dependendo do estilo de vida.
Segundo o artigo “Skin Aging and Anti-Aging Strategies”, publicado na revista Dermato-Endocrinology, a formação de rugas está relacionada à perda de colágeno, ao envelhecimento da pele e à exposição a fatores ambientais.
Esses vincos são permanentes, causados pela degradação das fibras da pele, mas podem ser amenizados.
Quais são as principais características das rugas?
- Tendem a ser mais permanentes e visíveis, mesmo quando o rosto está em repouso.
- Costumam surgir em áreas que ficam mais expostas ao sol, como o rosto, o pescoço e as mãos.
- Estão, geralmente, associadas a fatores como o envelhecimento cronológico, exposição solar, tabagismo e poluição.
As rugas costumam aparecer ao longo dos anos e a intensidade e quantidade depende do tipo de pele, de fatores genéticos e dos hábitos pessoais.
Quais fatores influenciam no surgimento de marcas de expressão e de rugas?
Os seus hábitos podem colaborar para o surgimento tanto de rugas quanto de marcas de expressão. Por isso, fique atenta:
- Exposição solar
Os raios UV são inimigos de uma pele saudável. A radiação do sol danifica o colágeno e a elastina da nossa pele, proteínas que são responsáveis pela firmeza e elasticidade do maior órgão do nosso corpo, e isso acaba tornando a pele mais propensa a rugas.
- Genética
A predisposição genética desempenha um papel importante no assunto. Algumas pessoas têm uma maior tendência ao desenvolvimento de rugas e de marcas de expressão por conta dos genes de estrutura da pele que herdou de seus antepassados.
- Estilo de vida
Alguns péssimos hábitos como o tabagismo, consumo excessivo de álcool e a má alimentação contribuem bastante para o envelhecimento precoce. Esses são fatores que aumentam a produção dos radicais livres, que prejudicam bastante as células da nossa pele.
- Rotina de cuidados com a pele
A ausência de uma rotina de cuidados com processos de limpeza, hidratação e proteção solar pode agravar os sinais de envelhecimento que vão surgindo. Por isso, inclua o “skincare” na sua vida, desde cedo.
Como prevenir e tratar rugas e marcas de expressão?
Embora não seja possível impedir completamente o surgimento dessas linhas, é bastante possível atrasar ao máximo o surgimento delas, e tratar aquelas que já existem, com os cuidados adequados.
- Prevenção com protetor solar
O uso diário de protetor solar, mesmo em dias nublados, é indispensável para proteger a pele dos danos que os raios ultravioleta causam. Isso ajuda a prevenir tanto as rugas quanto as marcas de expressão.
- Hidratação constante
Manter a pele hidratada melhora a elasticidade e aparência geral dela. Investir em cremes com ácido hialurônico, para tratar por fora, e beber bastante água, para tratar por dentro, é uma ótima pedida.
- Estimulação do colágeno
Produtos e procedimentos que estimulam a produção natural do colágeno pelo nosso organismo, como os bioestimuladores, são ótimos aliados nesse combate às linhas na pele.
- Relaxamento muscular
Para tratar as marcas de expressão, toxinas botulínicas são amplamente utilizadas. Elas ajudam a relaxar os músculos e evitar que as linhas se aprofundem.
- Procedimentos estéticos avançados
Para quem procura resultados visíveis e rápidos, alguns tratamentos como preenchimentos com ácido hialurônico, ultrassom microfocado e peelings químicos são opções rápidas para suavizar as marcas de expressão e as rugas.
- Alimentação e suplementação
Já que uma boa nutrição é chave no processo de combate ao envelhecimento, uma boa dica é a suplementação de colágeno com antioxidantes, como no caso de Explanté +Colágeno, que tem na sua composição o colágeno Peptan de alta absorção da pele e altas concentrações de antioxidantes. Com um sachê por dia, você alimenta sua pele com mais saúde. É só misturar em água ou na sua bebida favorita (ou em receitas, caso você queira variar) e tomar. Mais prático, impossível!
Cuide da sua pele em todas as idades
Agora que você chegou até aqui, ficou mais fácil entender a diferença entre as marcas de expressão e as rugas. E pra ajudar, pense no esquema:
Marcas de expressão = movimento muscular + início do processo.
Rugas = perda estrutural + envelhecimento da pele.O importante é saber que, a partir dos 30 anos, perdemos 1% de colágeno ao ano. Então, quando chegamos aos 40 ou 50, a perda de colágeno já pode ser vista em forma de flacidez, marcas de expressão e rugas. E, na menopausa, há uma perda de colágeno muito maior. Prevenir e tratar ajuda a manter a pele mais bonita e saudável.
Confira mais dicas para uma pele saudável no blog da Explanté.