O colágeno é uma das proteínas mais abundantes no nosso organismo, mas, além disso, têm se tornado cada vez mais queridinho de quem procura dar vitalidade à pele, cabelos e unhas. Acontece que somente o colágeno pode não ser o suficiente para garantir 100% dos benefícios que muitas das pessoas esperam receber quando incluem a suplementação no seu dia.
A boa notícia é que: quando combinados com a suplementação de antioxidantes, o resultado pode ser bastante impressionante. Por que essa combinação é tão poderosa assim? Quais são as vantagens que temos, realmente, quando começamos a tomar colágeno com antioxidantes?
Pensando em ajudar a resolver essas dúvidas, preparamos essa matéria para explicar bem direitinho qual é o papel do colágeno, a importância dos antioxidantes, e como essa união pode melhorar a saúde da sua pele.
Qual é o papel do colágeno no corpo?
Como falamos ali em cima, o colágeno é uma proteína. Produzida pelo nosso próprio corpo, é uma proteína estrutural fundamental para a saúde da pele, garantindo a firmeza e a elasticidade, e também dos cabelos e unhas.
Acontece que, com o passar dos anos, a produção de colágeno do nosso organismo tende a diminuir. A partir dos 30 anos, geralmente, a produção já está numa queda de cerca de 1% ao ano e, no caso das mulheres, nos primeiros 5 anos de menopausa, essa perda pode atingir 30% ao ano.
Isso é o que resulta naqueles sinais mais visíveis de envelhecimento, como as rugas, linhas finas, bigode chinês, flacidez da pele, unhas e cabelos fracos, etc.
E é aí que a suplementação de colágeno entra como uma força extra, ajudando a restaurar os níveis da proteína no nosso corpo, além de entregar ao organismo aquela quantidade que vem deixando de ser produzida.
O que são os antioxidantes e como eles funcionam?
Já no caso dos antioxidantes, a coisa é um pouquinho diferente. Os antioxidantes são compostos que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres. Esses radicais são moléculas instáveis que podem danificar a estrutura das nossas células e, com isso, acelerar o processo de envelhecimento. Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo nosso corpo, mas também têm sua produção potencializada por maus hábitos, como exposição prolongada ao sol, poluição, tabagismo e uma dieta desbalanceada.
Os radicais livres roubam elétrons de outras células e, assim, causam danos que se acumulam com o tempo. Esses danos são o que causam o estresse oxidativo, que acelera o envelhecimento da pele e pode até mesmo aumentar o risco de doenças crônicas. Já os antioxidantes são “doadores” de elétrons, equilibrando os radicais livres e prevenindo os danos que eles causam às células saudáveis.
Quais são as vantagens de combinar colágeno com antioxidantes?
Combinar a ação do colágeno e dos antioxidantes é uma estratégia de batalha muito eficaz nessa guerra contra o envelhecimento precoce. Em termos simples, você passa a travar essas batalhas em duas frentes, com dois exércitos ao seu lado. Enquanto o colágeno atua diretamente na estrutura da pele, restaurando a firmeza e a elasticidade, os antioxidantes são os soldados que protegem as células do dano oxidativo, liberando o colágeno para funcionar de forma mais eficaz.
Principais vantagens dessa dupla dinâmica:
- Prevenção dos danos causados pelos radicais livres:
Como não custa reforçar, superexposição aos raios UV do sol, poluição, estresse, tabagismo, são todos fatores que contribuem com a formação dos radicais livres. Ao tomar colágeno com antioxidantes, você oferece ao seu corpo uma proteção extra, ajudando a neutralizar os radicais livres antes que eles causem danos às fibras do colágeno; - Combate ao envelhecimento precoce:
Por conta do estresse oxidativo, principalmente, o envelhecimento precoce da pele passa a ser acelerado. É esse estresse que contribui com a degradação do colágeno e outras proteínas importantes. Combinando colágeno com antioxidantes, isso é combatido diretamente, preservando a juventude da pele por mais tempo, assim como a elasticidade e hidratação; - Preservação do colágeno:
Combinar o colágeno com os antioxidantes evita a degradação do colágeno. Também por isso Explanté +Colágeno tem antioxidantes na sua composição. - Hidratação e regeneração da pele:
O colágeno é um grande aliado na hidratação da pele, já que as fibras dele criam uma rede que retém a umidade. Os antioxidantes, por sua vez, são quem dá uma força na regeneração celular, reparando a pele depois dos danos que falamos ali em cima, causados por fatores externos, e até mesmo os danos do próprio processo de envelhecimento. Juntando ambos, você tem ainda mais força para a capacidade regenerativa da pele.
Combine essa proteção para a sua pele
A combinação de colágeno com antioxidantes, como vimos, pode ser uma estratégia poderosa para garantir a saúde da pele, das articulações, e ainda prevenir o envelhecimento precoce. O colágeno dá a base e a estrutura que mantém o corpo firme e resistente, enquanto os antioxidantes são a proteção que garante a eficácia disso, ao mesmo tempo que ajuda a produzir novas fibras.
Para quem procura uma maneira eficaz de cuidar da pele e combater o envelhecimento no dia a dia, essa é a combinação perfeita para ajudar e, nesse ponto, nada melhor do que Explanté.
Explanté +Colágeno é um colágeno hidrolisado com altas concentrações de ativos antioxidantes para auxiliar na melhora da flacidez e firmeza da sua pele e reduzir a aparência de rugas e linhas finas. Já Explanté Antioxidante é o mais completo blend com altas concentrações de ativos: vitaminas, minerais e macromoléculas, como o resveratrol e o dimpless, para combater a ação dos radicais livres.
Adicione essa dupla campeã na sua rotina e combata a ação do tempo com muito mais tranquilidade.