Se você está começando a pesquisar sobre cuidados com a pele, já deve ter “esbarrado” nos tão famosos radicais livres. Esses pequenos encrenqueiros, apesar de serem produzidos pelo nosso próprio corpo, podem causar estragos se forem deixados à solta.
Você sabia que uma alimentação pesada, desbalanceada, e até mesmo a atividade física em excesso pode aumentar a produção dos radicais livres?
Nesta matéria, vamos explicar como isso acontece e como você pode ajudar o seu corpo a trabalhar melhor contra os radicais livres.
O que são os radicais livres mesmo?
Os radicais livres são moléculas instáveis e reativas criadas como um subproduto natural dos processos metabólicos do nosso corpo, como a respiração celular, a transformação do alimento em energia ou para realizarmos exercícios físicos. Eles também podem vir de fontes externas, como poluição, fumaça de cigarro, e exposição excessiva ao sol.
Apesar de serem parte natural do funcionamento do corpo, quando os radicais livres se acumulam, eles podem começar a causar problemas, atacando células saudáveis para roubar elétrons e se estabilizar. Esse ataque pode danificar partes vitais das células, incluindo proteínas, membranas celulares e DNA. Esse processo é chamado de estresse oxidativo e está associado ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de várias doenças crônicas, como câncer, doenças cardíacas e neurodegenerativas.
Por isso é tão importante neutralizá-los. E o nosso corpo faz isso, felizmente, através dos antioxidantes que consumimos.
Mas nem sempre a quantidade de antioxidantes dos alimentos consumidos é suficiente para neutralizar os radicais que estamos produzindo. Afinal de contas, algumas atividades podem pesar nessa batalha, e não do lado que gostaríamos.
A alimentação pesada na produção de radicais livres
Um dos grandes vilões nesse processo oxidativo do corpo é a alimentação desbalanceada. Veja bem, não tem problema algum em comer pizza, hambúrguer, e outras guloseimas, em geral, contanto que não seja com frequência. Nosso corpo precisa dos nutrientes corretos para funcionar.
Quando estamos baseando nossa alimentação em comidas ricas em gorduras saturadas, aditivos químicos, conservantes, açúcares refinados, nosso corpo entra num estado de estresse oxidativo, o que acaba gerando ainda mais radicais livres do que o normal.
Isso acontece porque esses alimentos costumam desencadear processos de inflamação no nosso organismo, o que acaba por gerar mais radicais livres durante os processos metabólicos normais.
Quando a atividade física faz mal?
O médico, alquimista e filósofo renascentista Paracelso disse que “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”, e isso se aplica a muitas coisas saudáveis do nosso cotidiano, como os exercícios físicos.
De novo, não estamos encorajando ninguém a deixar de se exercitar. Na verdade, é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde, exceto, é claro, quando isso se torna além da conta. Durante exercícios mais pesados, o corpo precisa de mais oxigênio para fornecer energia para os músculos e aí, você já sabe, o aumento do oxigênio leva a mais oxidação no metabolismo e, sem surpresas, mais radicais livres.
Mais uma vez vem ele, o estresse oxidativo. Quando fazemos exercícios pesados, produzimos mais radicais livres, e quando fazemos esses exercícios com frequência, bem, é questão de matemática simples.
Mas não pare. É possível neutralizar as ações dos radicais livres nos exercícios físicos.
Como podemos combater a ação dos radicais livres?
Como são produzidos pelo nosso próprio corpo em processos naturais, é impossível nos livrarmos de vez dos radicais livres, mas não significa que não possamos dar uma ajudinha para o nosso organismo conseguir mitigar os efeitos negativos que eles trazem. Por isso, existem algumas medidas que podemos tomar para ajudar nisso:
- Busque uma alimentação equilibrada e rica em antioxidantes: consumir uma variedade de frutas, legumes, grãos, oleaginosas, folhas e o que mais for saudável é um ótimo passo na direção certa. Esses alimentos fornecem ao nosso organismo diversos nutrientes essenciais, e muitos deles são ricos em antioxidantes;
- Pratique exercícios completos: procure manter uma rotina de exercícios variada com atividades aeróbicas, de resistência e de flexibilidade, seja você um praticamente amador ou um atleta de alto desempenho.
- Hidratação é uma boa ação: beba bastante água, faça as contas aí, o ideal é um consumo de 35mL para cada quilo que temos, portanto, uma pessoa de 70 Kg precisa beber aproximadamente 2,5L de água por dia. Concentrar uma parte desse total durante os exercícios também é uma boa maneira de ajudar o corpo a se livrar de alguns subprodutos metabólicos que a oxidação do treino pode gerar.
Dica extra: a suplementação neutraliza com força os radicais livres
A suplementação de antioxidantes em alta concentração é uma forma de potencializar a defesa do corpo contra os radicais livres.
Importância da Suplementação:
- Prevenção do Envelhecimento Precoce: Os antioxidantes podem ajudar a proteger a pele e outras partes do corpo contra o envelhecimento precoce, reduzindo os danos causados pelos radicais livres às células e tecidos.
- Combate ao Estresse Oxidativo: Suplementos antioxidantes podem ajudar a reduzir o nível de estresse oxidativo, que está associado a várias doenças crônicas como câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Esse estresse ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a capacidade do corpo de neutralizá-los.
- Apoio Durante Exposições Ambientais e Estilos de Vida: Em ambientes com alta exposição a poluentes ou em estilos de vida que envolvem alto consumo de álcool ou tabagismo, a suplementação pode ajudar a fornecer um reforço extra necessário para combater o aumento dos radicais livres.
Explanté Antioxidante é único: o mais completo blend com altas concentrações de ativos antioxidantes. A fórmula única contém grandes quantidades de vitaminas, minerais e macromoléculas antioxidantes, como o resveratrol e o Dimpless.
Para você ter uma ideia, Explanté Antioxidante supera muito a oferta diária recomendada de resveratrol, o antioxidante mais presente em uvas. O resveratrol de Explanté Antioxidante é a quantidade equivalente ao consumo de 13 garrafas de vinho só que, nesse caso, sem o estresse oxidativo causado pelo álcool.
Por isso, você não precisa esperar que os radicais livres causem danos no seu corpo para fazer suplementação de antioxidantes. Não tem hora certa para começar, quanto antes melhor.
Com Explanté Antioxidante, você garante a melhor suplementação que seu organismo poderia ter. Combata o envelhecimento precoce com o melhor blend antioxidante e não dê chance para os radicais livres.
Gostou do texto? Então continue no nosso blog para conferir outras matérias sobre saúde e bem-estar.
7 Responses
Parabéns pelo belo trabalho de informar o público às práticas de saúde mais importantes para ser manter saudável e se livrar precocemente das enfermidades.
Gostei da matéria! Bastante interessante
Bora lá…
Gostei muito das informações sobre o assunto.
A gente aqui também adora Explanté! E amou seu comentário tão bacana. Agradecemos muito que tenha compartilhado. ❤️
Eu nao tenho conhecimento desse Esplante nunca ouvi falar
Olá Nair, tudo bem? Explanté +Colágeno é um completo blend de colágeno Péptan com altas concentrações de ativos antioxidantes que auxiliam na melhora da flacidez e firmeza da pele. Claro que, além disso, ainda vem em um maravilhoso sabor de frutas vermelhas. Experimente, não vai se arrepender.