Nem sempre a marca de expressão está ligada a fatores genéticos

Nem sempre as marcas de expressão estão ligadas a fatores genéticos. Conheça outras causas

Muita gente, ainda hoje, acredita que as marcas de expressão, aquelas linhas finas que aparecem nas áreas mais “movimentadas” do nosso rosto, são apenas uma questão genética (ou seja, se seus pais desenvolveram essas marcas cedo, você também vai). Mas, apesar da hereditariedade desempenhar um papel na estrutura e resistência da pele, ela não é o único fator responsável pelo surgimento dessas marcas.

O estilo de vida que levamos, nossos hábitos diários e até mesmo o ambiente ao nosso redor têm a capacidade de influenciar diretamente no surgimento (e profundidade) dessas marcas na nossa pele. 

Por isso, se você veio até aqui procurando entender mais sobre o que causa essas marcas e como preveni-las, você veio ao lugar certo. Continue lendo!

O que são as marcas de expressão?

As marcas de expressão são aquelas linhazinhas finas que aparecem na nossa pele quando movimentamos o rosto. Quando sorrimos, choramos, franzimos a testa ou apertamos nossos olhos para enxergar melhor, por exemplo, a nossa pele acompanha o movimento dos músculos que se contraem. Conforme o tempo vai passando, a repetição dessas expressões pode acabar deixando vincos visíveis na pele, principalmente em áreas como:

  • Testa (linhas horizontais);
  • Entre as sobrancelhas (linhas verticais, as tais rugas de preocupação);
  • Cantos dos olhos (os temidos pés de galinha);
  • Ao redor da boca (“bigode chinês” e o “código de barras”)

Embora algumas pessoas, de fato, tenham predisposição genética para que essas marcas surjam mais cedo, ou que fiquem mais proeminentes, outros fatores podem acelerar esse processo.

Fatores que contribuem para o surgimento da marca de expressão

Além da genética, muitos outros elementos externos (e até mesmo alguns internos) influenciam de maneira bem forte a formação dessas marcas como, por exemplo:

  1. Exposição excessiva ao sol

A radiação ultravioleta (UV) é uma das principais inimigas de uma pele bem cuidada, e acaba sendo uma grande responsável quando o assunto é envelhecimento precoce da pele. A exposição desprotegida ao sol degrada bastante o colágeno e a elastina, que são proteínas essenciais para a firmeza e elasticidade da pele.

Sem esses componentes-chave, a pele acaba perdendo a capacidade de se recuperar após realizar um movimento, deixando as marcas de expressão muito mais evidentes.

Como prevenir?

Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, e evite a exposição excessiva ao sol, principalmente nos horários de pico entre 10h e 16h;

  1. Falta de hidratação

Uma pele bem hidratada tem muito mais elasticidade e resiliência, ajudando a reduzir a formação dessas marcas de expressão. Já, por outro lado, a pele desidratada perde bastante da capacidade de “voltar ao lugar certo” depois de uma movimentação, aprofundando a marca de expressão.

Como prevenir?

Beba bastante água ao longo do dia e procure encaixar cremes hidratantes na sua rotina, de preferência aqueles ricos em ácido hialurônico, glicerina e outros nutrientes;

  1. Expressões faciais repetitivas

Não nos entenda errado, ninguém está dizendo pra você deixar de sorrir no dia a dia, mas algumas expressões são feitas inconscientemente, como franzir a testa para se concentrar, ou espremer os olhos para ler coisas pequenas. O problema é que esses movimentos constantes podem marcar a pele profundamente ao longo do tempo

Como prevenir?

Procure ficar mais consciente dos movimentos que faz e evite ao máximo forçar essas expressões repetitivas. Se perceber que está com dificuldade para enxergar, por exemplo, vale a dica de consultar um oftalmologista;

  1. Estresse e ansiedade

O estresse crônico leva a uma liberação maior do hormônio cortisol pelo nosso organismo. Esse “carinha” é um grande vilão quando falamos em degradação do colágeno na pele. Além disso, pessoas estressadas tendem a tensionar mais, mesmo que inconscientemente, os músculos faciais. Já viu tudo, né?

Como prevenir?

Pratique técnicas de relaxamento, como meditação e respiração, para tentar reduzir a tensão muscular e evitar a contração involuntária do rosto;

  1. Alimentação pobre em antioxidantes

Os radicais livres são moléculas instáveis que aceleram bastante o envelhecimento da pele, eles atacam e degradam o colágeno e a elastina, por exemplo. Por isso, uma alimentação rica em antioxidantes (nutrientes que combatem esses radicais) pode ajudar a retardar o aparecimento da marca de expressão.

Como prevenir?

Inclua na sua dieta alguns alimentos ricos em antioxidantes variados, como vitamina C e E, frutas cítricas, castanhas e oleaginosas, vegetais de folha verde-escura e azeite de oliva;

  1. Tabagismo e consumo excessivo de álcool

O cigarro, não é novidade para ninguém, contém várias toxinas que comprometem a oxigenação da nossa pele, o que acaba deixando ela mais fina e mais propensa ao surgimento de rugas. O álcool também não fica muito atrás, já que causa desidratação e inflamação que aceleram o envelhecimento cutâneo.

Como prevenir?

Evite o tabagismo e reduza o consumo de bebidas alcóolicas (corte ambos da sua rotina completamente, se for possível);

  1. Qualidade do sono

A expressão “sono reparador” é umas das maiores verdades que podem ser ditas sobre o nosso organismo. É durante o sono que nosso corpo libera os hormônios de reparação e regeneração celular.

Quando o sono é insuficiente, ou de baixa qualidade, a nossa pele não se recupera de maneira adequada, favorecendo bastante o surgimento dessas marcas indesejadas.

Como prevenir?

Durma de 7 a 9 horas por noite, e adote um bom ritual de higiene do sono antes da hora de dormir.

Como minimizar as marcas de expressão?

Se a marca de expressão já apareceu, algumas estratégias podem te ajudar a suavizá-la, como skincare adequado (apostando em produtos com ácido hialurônico, por exemplo), massagens faciais (principalmente com técnicas que aliviam a tensão muscular, como a drenagem linfática).

Mas o principal é manter em mente que não existe “tarde demais” quando se fala de cuidado com a pele, e Explanté +Colágeno é uma ajuda incrível para prevenir que a marca de expressão apareça, mas também é um parceiro fundamental para minimizar os casos onde elas já surgiram.

Cuide da sua pele de forma inteligente 

Explanté +Colágeno é um blend com altas concentrações de colágeno Peptan de altíssima biodisponibilidade (isso significa que é absorvido mais fácil e mais rápido pelo nosso organismo) e de ativos antioxidantes que cuidam e protegem nossa pele dos danos que vêm com a passagem do tempo.

Mesmo que a genética desempenhe um papel importante na saúde da pele, ela definitivamente não é uma sentença, e os nossos hábitos diários têm um impacto muito grande no surgimento das marcas de expressão, por isso, cuidar diariamente, de dentro para fora, é essencial.

Conte com Explanté e com as nossas dicas para minimizar os sinais do tempo. Com os cuidados certos, fica bem mais fácil manter uma pele bonita e viçosa, independente da idade.

COMPARTILHAR

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR

CADASTRE-SE PARA
RECEBER NOVIDADES

Deixe seu comentário, vamos
adorar saber sua opinião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *