Benefícios do colágeno

O guia definitivo dos benefícios do colágeno

Se você acompanha as redes e as notícias de Explanté, já sabe o quanto a gente é apaixonado por todas as maravilhas que o colágeno faz na nossa pele. Mas será que você sabe exatamente o que é o colágeno, ou porque ele é tão importante assim?

Pensando nisso, a gente preparou esse guia completo e definitivo para tirar as principais dúvidas sobre o tema.

O que é o colágeno?

A proteína mais abundante do corpo humano tem um nome bastante conhecido por aí: colágeno. Ele constitui cerca de 30% de toda a proteína do nosso organismo e atua como uma “cola” para manter as células e tecidos unidos, é ele quem garante resistência e elasticidade à pele, articulações, cartilagens, tendões e até mesmo aos ossos e vasos sanguíneos.

Existem quase 30 tipos de colágeno identificados, mas os mais comuns são os dos tipos I, II e III, que desempenham funções essenciais em diferentes partes do corpo humano:

  • Colágeno Tipo I:

É o mais abundante no nosso organismo, encontrado principalmente na pele, nos tendões e nos ossos. É o mais relacionado à manutenção da firmeza e da elasticidade da pele;

  • Colágeno Tipo II:

Mais presente nas cartilagens. Esse é o tipo mais importante para a saúde das articulações;

  • Colágeno Tipo III:

Bastante encontrado junto ao Tipo I, esse é predominante em órgãos como os intestinos e nos vasos sanguíneos também e, é claro, na pele.

A queda do colágeno

Embora o colágeno seja a proteína mais presente no nosso corpo, sua produção diminui ao longo do tempo. Entre os 20 e 30 anos, a queda passa a ser de 1% ao ano, e isso é ainda maior no caso das mulheres onde, nos primeiros 5 anos de menopausa, essa queda se acentua e pode chegar a 30% e é aí que a suplementação se faz ainda mais necessária.

Benefícios do colágeno

Seja antes da queda, ou depois dela, os benefícios do colágeno são diversos para o nosso organismo, como por exemplo:

  1. Melhora da saúde da pele:

O colágeno é o responsável por manter nossa pele firme, bem hidratada e com a elasticidade em dia. Com o envelhecimento e a diminuição da produção pelo organismo, acabam aparecendo as rugas, marcas, manchas e a flacidez na pele. Nesse caso, a suplementação de colágeno pode ajudar a reduzir a profundidade dessas rugas e manter a pele mais firme por mais tempo;

  1. Saúde das articulações:

O colágeno tipo II é o protagonista na saúde das cartilagens. Quando nossas reservas diminuem, as articulações (que já costumam sofrer desgastes no dia a dia) sofrem ainda mais, o que pode levar a dores e condições como osteoartrite, a “famosa” artrose. Mas, com a suplementação, essas dores podem ser aliviadas, assim como a regeneração dessa cartilagem;

  1. Fortalecimento dos cabelos e unhas:

Apesar de não costumar ser o ponto principal de quem busca a suplementação, o fortalecimento de cabelos e unhas também entre os benefícios do colágeno. Ele pode ajudar a fortalecer as unhas, prevenindo que elas quebrem, assim como nos cabelos, onde ele pode ajudar a combater a queda e a quebra, além de deixar os fios mais brilhantes e saudáveis;

  1. Massa muscular em dia:

Por ser parte importante da composição dos tecidos musculares, suplementar o colágeno pode dar uma santa ajuda na hora de preservar a massa muscular, especialmente à medida que envelhecemos. Não custa nada dar aquela mãozinha para a mobilidade e saúde em geral;

  1. Saúde óssea:

O cálcio é sempre bastante comentado quando se fala da saúde dos ossos, mas o colágeno também desempenha um papel muito importante. Com a perda do colágeno, nossos ossos podem se tornar mais frágeis e abrir ainda mais o caminho para a osteoporose. Por isso, entre os benefícios do colágeno também está a densidade óssea e, com isso, ajudar até mesmo a reduzir o risco de fraturas.

Como o colágeno age no nosso corpo?

Quando consumimos o colágeno hidrolisado, ele é quebrado em pequenos peptídeos, que são moléculas de aminoácidos, que depois são absorvidos pela nossa corrente sanguínea. Esses peptídeos são “mensageiros” que estimulam nossos fibroblastos a produzirem novas fibras de colágeno.

Estudos já demonstraram que a suplementação de colágeno hidrolisado (onde as moléculas já foram quebradas antes, para facilitar a absorção do organismo) é especialmente eficaz, já que a digestão acaba sendo mais rápida e logo o colágeno é transportado para onde precisa ir, como nossa pele, articulaçòes e outros tecidos do nosso corpo.

Como escolher uma boa suplementação de colágeno?

Existem vários pontos de atenção para serem levados em conta quando queremos escolher uma boa suplementação de colágeno, então, é bom ficar ligada principalmente em:

  1. Tipo de colágeno:

É importante analisar se você está procurando suplementação principalmente para a pele, nesse caso, o tipo I ou III são os mais indicados, mas se a sua preocupação for com as articulações, o ideal é buscar a suplementação com tipo II;

  1. Tipo da apresentação:

Você pode encontrar diversos tipos diferentes de suplementos de colágeno: cápsulas, pó ou líquido, por exemplo. O pó, geralmente, é uma escolha popular, já que é simples de ser misturado em água ou outras bebidas, e garante uma dosagem maior na maioria dos casos;

  1. O colágeno é hidrolisado?:

Como falamos anteriormente, o colágeno hidrolisado já vem quebrado em partículas menores, que são os peptídeos e, por isso, é absorvido mais rápido e mais fácil pelo nosso corpo. Geralmente é considerado o tipo mais eficaz de suplementação;

  1. Ingredientes adicionais:

Muitos dos suplementos de colágeno têm outros ingredientes adicionais na composição, seja para aumentar a absorção, a eficácia, ou somente entregar mais vitaminas, como a Vitamina C, que também ajuda na síntese do colágeno pelo nosso corpo.

Quais alimentos são fontes naturais de colágeno?

Além dos suplementos, é sempre bom manter uma dieta rica em alimentos que contenham colágeno, afinal de contas, toda ajuda é sempre bem vinda. Alguns alimentos que podem ajudar nisso são:

  • Caldo de ossos: rico em colágeno natural, extraído dos ossos e tecidos;
  • Carnes e frango: as partes mais ricas em tecido, como os tendões e cartilagem, principalmente, são ótimas fontes de colágeno;
  • Peixes: o colágeno marinho é extremamente biodisponível e eficaz, principalmente para a pele.

Como otimizar a produção de colágeno?

Consumir alimentos ricos em colágeno já é um grande passo, mas você pode estimular seu organismo ainda mais se incluir na dieta nutrientes que ajudem na síntese do colágeno, como a Vitamina C, que falamos ali em cima. 

Frutas cítricas, pimentões e vegetais de folhas verdes, por exemplo, são boas fontes. O consumo de outros alimentos que sejam ricos em aminoácidos, também, pode ser uma ajuda e tanto.

Conheça Explanté +Colágeno

Agora que você já sabe o que é o colágeno, de onde ele vem, como é produzido, como estimular seu organismo e, principalmente, que a suplementação é um caminho bastante viável para ajudar nessa tarefa, escolher o suplemento ideal é um passo importante, felizmente, nós temos uma boa notícia para te dar.

Explanté +Colágeno é um colágeno hidrolisado com altas concentrações de ativos antioxidantes para auxiliar na melhora da flacidez e firmeza da sua pele e reduzir a aparência de rugas e linhas finas. E mais: vem num delicioso sabor de frutas vermelhas, com um aroma maravilhoso, que pode ser adicionado em água, na sua bebida favorita e, até mesmo, em receitas deliciosas que você encontra aqui mesmo no nosso blog.

Continue acompanhando as novidades de Explanté, sua pele vai agradecer.

COMPARTILHAR

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR

CADASTRE-SE PARA
RECEBER NOVIDADES

Deixe seu comentário, vamos
adorar saber sua opinião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *