É importante que nosso corpo tenha uma quantidade suficiente de antioxidantes para neutralizar os radicais livres que causam danos às células, provocando o envelhecimento além de diversas doenças inflamatórias.
Afinal, o que são os radicais livres e os antioxidantes?
Nosso corpo precisa de energia, e ela vem dos alimentos. Na distribuição dessa energia pelo corpo, o oxigênio se liga à energia e produz um superóxido, os radicais livres, moléculas instáveis que atacam as células.
Para compensar, o corpo também produz enzimas protetoras que controlam a produção dos radicais livres. No entanto, diversas situações, como a poluição, o tabagismo, o alcoolismo, o estresse e até mesmo o envelhecimento, levam ao aumento da produção de radicais livres e o corpo não dá conta de compensar. Isso se chama estresse oxidativo.
Os radicais livres são produzidos por nosso próprio corpo. Isso não significa que devemos deixar para lá e dar às boas-vindas a eles. Afinal, esses radicais livres podem atacar nosso DNA, acelerando o envelhecimento e causando doenças.
Aí que entram os antioxidantes . Uma arma que pode ser usada para neutralizar esses radicais livres. Por isso, é tão importante ter muitas dessas armas em nosso corpo.
CADASTRE-SE
PARA RECEBER
NOVIDADES
CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES
A importância dos antioxidantes para retardar o envelhecimento
Quando o processo de combate aos radicais livres está desequilibrado, o resultado é o envelhecimento ou doença.
Na pele, as rugas e as linhas de expressão são o resultado visível dessa batalha perdida. Com a exposição da pele ao sol (sem proteção) e à poluição ou a manutenção de hábitos prejudiciais à saúde, como o tabagismo, a produção de radicais livres aumenta, desequilibrando a luta.
Os antioxidantes são necessários para neutralizar os radicais livres do seu corpo.
Eles potencializam:
– A proteção contra os raios UV;
– A barreira contra a poluição;
– A defesa contra os efeitos nocivos do álcool e de alimentos gordurosos – A preservação das fibras de colágeno.
Ficou bem claro que os antioxidantes são um escudo de defesa da sua pele, contra o envelhecimento e diversas doenças.
Como reabastecer o corpo com antioxidantes
Nossos próprios neurônios liberam substâncias que combatem os radicais livres. No entanto, eles não são suficientes. A maioria dos antioxidantes vem dos alimentos.
Por isso, uma dieta rica em vegetais e fruta é uma boa defesa contra os radicais livres.
Para entender quais os alimentos mais ricos em antioxidantes, experimente expor ao ar (oxigênio) frutas e vegetais cortados. Aqueles que não mudam de cor rapidamente contém antioxidantes mais poderosos. Por exemplo, quando você corta uma maçã, a parte interna fica marrom logo. Se você pingar umas gotas de limão, ela demora mais para mudar de cor. Advinha qual a fruta que tem mais antioxidante? O limão, claro, rico em vitamina C. Entendeu?
A proporção de antioxidantes entre os alimentos vegetais x os de origem animal é de 64 vezes. Aqui tem uma lista que compara os índices de antioxidantes de alguns alimentos.
Onde encontrar os antioxidantes
Além dos alimentos, é possível encontrar diversos nutracêuticos (suplemento alimentar com compostos ativos extraídos dos alimentos) com ativos antioxidantes. Usufruir dos seus efeitos é como ter um reforço no combate aos radicais livres.
Um novo complexo de antioxidantes vem chamando a atenção de dermatologistas e pacientes no combate ao envelhecimento: Explanté Antioxidante, que oferece um potente blend de ativos antioxidantes para auxiliar no combate dos radicais livres que provocam o envelhecimento da pele e doenças inflamatórias.
Veja também como estar abastecido de antioxidantes por meio dos alimentos:
– Grupo da vitamina C: um potente antioxidante que contribui para a firmeza da pele. Destaque para: laranja, limão, kiwi, acerola, morango, mamão, manga, melão, espinafre, tomate, repolho e brócolis.
– Grupo da vitamina E: antioxidante encontrado em cereais integrais, como milho, amendoim, amêndoas e castanhas. Também tem efeito anti inflamatório.
– Grupo dos carotenoides: o que são transformados em vitamina A, um poderoso antioxidante. Destaque para alimentos de cor alaranjada ou avermelhada: laranjas, cenoura, frutas vermelhas, melão, damasco, beterraba e abóbora. Dentro desse grupo, também temos o “subgrupo” do licopeno, um pigmento que produz cores avermelhadas ou alaranjadas, como na melancia, goiaba e tomate.
– Grupo das antocianidinas: antioxidante dos alimentos de cor roxa, rosa, vermelha ou azulada. Tem no morango, nas amoras, na framboesa, no mirtilo, nas ameixas roxas, nas cerejas, na goiaba, na beterraba, no alface, no repolho roxo e, claro, não menos importante, no Cranberry (que está presente de forma natural no Explanté).
Leia também sobre como a perda de colágeno provoca bigode chinês e pés de galinha.
Fontes:
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/ 2016/03/160324_antioxidantes_duvidas_fn
https://spdm.org.br/blogs/nutricao-blogs/radicais-livres-e-antioxidantes-pra que-servem/
https://www.vidanatural.org.br/antioxidantes/
https://www.asbran.org.br/noticias/frutas-brasileiras-sao-ricas-em antioxidantes-e-muito-mais
https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/radicais-livres-e antioxidantes-o-que-sao-e-como-atuam/
4 Responses
Gostaria q me enviasse uma fórmula ou o nome de um suplemento q tivesse todas as vit juntas q retardam o envelhacinemto e melhora a firmeza e elasticidade da pele, agradeço muito se me enviar. Whatsapp 87 9 9908-3641
Olá, Nylvya, tudo bem? Você pode encontrar Explanté nas melhores drogarias do Brasil ❤
� Também pode comprar online e receber diretamente na sua casa. Aqui no nosso site https://linhaexplante.com.br, você tem os links diretos para comprar Explanté online nas drogarias de sua preferência. Dá uma olhada.
Uso sob forma de medicamento, por recomendação médica, para tentar controlar a degeneração macular.
Olá, Gilza, tudo bem? Ficamos felizes que o produto esteja sendo recomendado 😉